Unicórnios


Continuando com as histórias dos seres mitológicos, é uma satisfação falar de um dos mais belos, o Unicórnio.
Normalmente, esses animais aparecem como a figura de um cavalo branco, com um único chifre, ou corno, no formato espiral, patas de gazela, rabo de leão e barbas de bode. A palavra tem origem no latim, Unus, que significa um Corno, que quer dizer chifre. Há diversas histórias e associações à imagem do unicórnio.

Diz a lenda que ele, assim como o dragão, surgiu de uma nuvem:


"O primeiro unicórnio chegou embrulhado em uma nuvem, impelida por um vórtice branco. Desceu com suavidade dos céus aos campos infantis da Terra. Dotado de um chifre de luz em espiral. Com seu chifre penetrou uma pedra, e uma fonte de vida brotou. A Terra começou a ser fecundada com coisas frutíferas. Grandes árvores floresceram; e abaixo em suas sombras foram povoadas com bestas selvagens. Tudo isso era intenção de Deus, e o Unicórnio, o instrumento de seu querer. Deste modo se forma o Jardim do Unicórnio, é chamado Shamagim que quer dizer Lugar onde há Água. Deus fala ao Unicórnio então: " Unicórnio! Você será, entre todas minhas criações, a que em memória permanente da Luz, será seu guia e guardião. Mas você nunca devolverá a Luz até o final do Tempo".



Símbolo de pureza e força, conta-se, que só podia ser atraído e tocado, por mulheres virgens.
No entanto, esses seres, como tantos outros, não possuem apenas um significado, podendo ser encontrado desde a narrativa dos imperadores chineses, em obras helenísticas, e até na bíblia([Salmo 22:21], [Salmo 29:6] e [Salmo 92:10]).
As lendas dizem que seu tempo de vida na terra é maior do que o do homem, que é possível matá-lo, porém, impossível capturá-lo. Dizem ainda, que pode lutar contra elefantes, perfurando-lhes com seu único chifre, e de purificar águas envenenadas.
Muitos poderes eram atribuídos ao seu chifre. Na Idade Média, o mesmo constava na lista de remédios, acreditando-se no grande poder de cura contra envenenamentos. Há também os que o tinham como talismã de poder soberano, força e virtude.
Desde a infância, podemos ver a imagem do unicórnio em muitos dos contos de fada, filmes e desenhos. Particularmente, tenho verdadeiro fascínio pela beleza desse animal, e também pela pureza que ele transmite. Um dos exemplares dos quais me lembro, é o personagem Uni do Livro Dungeons and Dragons, popularmente conhecido no Brasil como Caverna do Dragão, e também pelo desenho exibido pela Globo. Uni era um filhote de unicórnio carinhosamente adoptada por Bob, e acompanhava-o sempre nas jornadas. Os unicórnios também são citados em outro episódio, intitulado " O Vale dos Unicórnios", onde o terrível Mago Kelek, engana os garotos para roubar chifres de unicórnio, inclusive o de Uni, almejando seus poderes, e para surpresa quem acaba os ajudando é o próprio Vingador.
Uni

Voltando ao mundo real, sim, porque minha cabeça viaja, mas meus pés continuam no chão, existe na natureza um mamífero semelhante a esse ser que se chama Narval, ou Monodon Monoceros, como é chamado cientificamente. Bem, quando digo semelhante, quero dizer em relação ao "chifre", inclusive muitos exemplares apresentados como relíquias de Unicórnio, não eram chifres, mas "rostros" de Narval. Trata-se de uma espécie marinha que demorou a ser descoberta, por habitar as águas mais profundas e frias do Àrtico. O rostro do Narval é um incisivo superior esquerdo transformado, ou seja é um dente! Ele cresce nos machos, e pode medir 2,6 de comprimento, bem..digamos que ele é um tanto dentuço. Não se tem ao certo que função teria esse dente gigantesco, acredita-se que seja uma "arma" usada na competição para atrair fêmeas.

Narval

Recentemente, foi divulgado o nascimento de um corça com um único chifre na cidade italiana de Prato, na Toscana. O animal já tem um ano de idade, e foi criado em cativeiro. Essa espécie obviamente, tem por natureza um par de chifres, sendo atribuído uma falha genética a esse caso. O curioso é que o Unicórnio, como vem sendo chamado, tem um irmão gêmeo com um par de chifres. Você pode conferir a matéria completa no site do Folha online.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u411276.shtml


Corça

Imagens














0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial